Newsletter
Facebook Instagram Linked-in Whatsapp

Pesquisadores

Amanda Duarte Gondim - UFRN

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2003), graduação em Química (licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Professora de Química do Petróleo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é pesquisador do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL - UFRN) e Laboratório de Catálise e Petroquímica (LCP-UFRN) . Atualmente, coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis (RBQAV).Desenvolve projetos de pesquisa na produção de biodiesel e hidrocarbonetos renováveis, principalmente bioquerosene, através de processos catalíticos a partir de diversas fontes de biomassa.

Lattes
Donato Alexandre Gomes Aranda - UFRJ

O reconhecimento do trabalho do professor Donato Aranda, se deve aos seus estudos sobre a produção de biodiesel e sua interação com muitas empresas envolvidas com biocombustíveis, sendo atualmente consultor de inúmeras indústrias desse setor no Brasil e no exterior. Além da principal premiação obtida pela Sociedade Brasileira de Catálise em 2007 (Prêmio Catálise e Sociedade) recebeu no mesmo ano a Comenda Nacional da Ordem do Mérito Científico entregue pelo Presidente Lula. Em 2008, recebeu o prêmio de melhor trabalho do X World Renewable Energy Congress, em Glasgow-Escócia. Em 2009, 2011 E 2013 recebeu o prêmio "Inventor Petrobras";. Em 2018, ganhou o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. Além das pesquisas em novos processos catalíticos de produção de biodiesel e no "upstream" e "downstream" de microalgas (www.laboratoriogreentec.com.br), Aranda coordena o PROCAT, maior centro de plantas piloto em catálise na América Latina (www.procat-ufrj.com). Possui cerca de 120 artigos científicos publicados em periódicos internacionais e já concluiu a orientação de mais de 80 teses de doutorado e dissertações de mestrado.

Doutorado
Nataly Albuquerque dos Santos - UFPB - CTDR

Possui doutorado em Química pela UFPB(2012), atualmente é Professora Adjunto I do curso de Tecnologia de Alimentos da UFPB e Pesquisadora do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP-UFPB) e Coordenadora do Laboratório de Processamento e Tecnologia de Biocombustíveis. Participa do Programa de Pós-graduação em Química e do Programa de Desenvolvimento e Meio ambiente (PRODEMA). Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: antioxidantes para alimentos e biocombustíveis, bioquerosene de aviação, biodiesel, bioetanol, controle da qualidade de combustíveis, refino de petróleo, impactos ambientais da indústria de petróleo, monitoramento da qualidade do ar, cinética química, reologia, análise térmica e gestão da qualidade (ISO/IEC 17.025).

Lattes

Bioquerosene

Bioquerosene é um combustível renovável formado por uma mistura de hidrocarbonetos, tanto lineares quanto cíclicos, com uma composição semelhante à do querosene de origem fóssil.