Newsletter
Facebook Instagram Linked-in Whatsapp

Pesquisadores

1 - Amanda Duarte Gondim - UFRN

Atual coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis (RBQAV). Amada, possui graduação em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2003), graduação em Química (licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Professora de Química do Petróleo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é pesquisador do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL - UFRN) e Laboratório de Catálise e Petroquímica (LCP-UFRN) . Desenvolve projetos de pesquisa na produção de biodiesel e hidrocarbonetos renováveis, principalmente bioquerosene, através de processos catalíticos a partir de diversas fontes de biomassa.

Lattes
2 - Nataly Albuquerque dos Santos - UFPB - CTDR

Possui doutorado em Química pela UFPB(2012), atualmente é Professora Adjunto I do curso de Tecnologia de Alimentos da UFPB e Pesquisadora do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP-UFPB) e Coordenadora do Laboratório de Processamento e Tecnologia de Biocombustíveis. Participa do Programa de Pós-graduação em Química e do Programa de Desenvolvimento e Meio ambiente (PRODEMA). Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: antioxidantes para alimentos e biocombustíveis, bioquerosene de aviação, biodiesel, bioetanol, controle da qualidade de combustíveis, refino de petróleo, impactos ambientais da indústria de petróleo, monitoramento da qualidade do ar, cinética química, reologia, análise térmica e gestão da qualidade (ISO/IEC 17.025).

Lattes
3 - Donato Alexandre Gomes Aranda - UFRJ

O reconhecimento do trabalho do professor Donato Aranda, se deve aos seus estudos sobre a produção de biodiesel e sua interação com muitas empresas envolvidas com biocombustíveis, sendo atualmente consultor de inúmeras indústrias desse setor no Brasil e no exterior. Além da principal premiação obtida pela Sociedade Brasileira de Catálise em 2007 (Prêmio Catálise e Sociedade) recebeu no mesmo ano a Comenda Nacional da Ordem do Mérito Científico entregue pelo Presidente Lula. Em 2008, recebeu o prêmio de melhor trabalho do X World Renewable Energy Congress, em Glasgow-Escócia. Em 2009, 2011 E 2013 recebeu o prêmio "Inventor Petrobras";. Em 2018, ganhou o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. Além das pesquisas em novos processos catalíticos de produção de biodiesel e no "upstream" e "downstream" de microalgas (www.laboratoriogreentec.com.br), Aranda coordena o PROCAT, maior centro de plantas piloto em catálise na América Latina (www.procat-ufrj.com). Possui cerca de 120 artigos científicos publicados em periódicos internacionais e já concluiu a orientação de mais de 80 teses de doutorado e dissertações de mestrado.

Lattes
4 - Mikele Sant'Anna - UFMA

Mikele Sant'Anna é formada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe, Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve trabalhos com Fluidodinâmica Computacional para simulação, dimensionamento e aumento de escala de equipamentos, com enfoque em sistemas de gaseificação. Tem experiência em Processos de Conversão de Energia. Atualmente é docente da Universidade Federal do Maranhão e Professora Colaboradora do Programa de Mestrado Profissional de Tecnologia da Energia da Universidade de Pernambuco. Lidera o grupo de pesquisa em Bioenergia e Bioprodutos da Amazônia Maranhense. Participa do Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia do Babaçu e da Rede Brasileira de Bioquerosene de Aviação e Hidrocarbonetos Renováveis- RBQAV. Atualmente coordenada os projetos: Aproveitamento integral do tucum (Bactris setosa) para a produção de bioquerosene e hidrocarbonetos; Desenvolvimento da cadeia produtiva do extrativismo: Bioprodutos do Quilombo Luciana; Desenvolvimento de tecnologia para a produção de bioquerosene de aviação e hidrocarbonetos renováveis a partir do babaçu.

Lattes
5 - Alberto Wisniewski Jr - UFS

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2001), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2003), doutor em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2009) e pós-doutorado pela Universidad de Zaragoza, Espanha (2014). Atuou na Universidade de Blumenau (FURB) de 2001 à 2010 como, gerente do Lab. de Cromatografia, professor substituto e coordenador do IPTB/FURB. É professor do DQI da Universidade Federal de Sergipe - UFS desde 2010 e é o líder do Grupo de Pesquisa em Petróleo e Energia da Biomassa (PEB), o qual vem atuando em duas linhas de pesquisas, a primeira em processos térmicos de conversão de biomassa residual para a produção de hidrocarbonetos renováveis, e a outra, na caracterização avançada de misturas complexas como bio-óleo e petróleo. Foi vencedor do Prêmio Petrobras de Tecnologia (2009) na categoria Novos Produtos, apresentando a produção de biogasolina e green diesel a partir de resíduos da indústria de pesca, e finalista do Prêmio Santander Universidades (2012), demonstrando a obtenção de bio-óleo a partir de biomassa proveniente de aguapé, uma planta aquática invasora. O foco atual é na aplicação da geoquímica orgânica para estudo do comportamento de óleos no meio ambiente e na química forense do petróleo. Na linha de energia da biomassa atua na investigação de condições operacionais de reatores e catalisadores para processos de upgrading de bio-óleos, visando a produção de misturas de hidrocarbonetos renováveis com vistas a aplicação na aviação. O destaque fica por conta do emprego de técnicas avançadas de caracterização dos produtos, como GCxGC e HRMS, para o acompanhamento dos processos.

Lattes

Bioquerosene

Bioquerosene é um combustível renovável formado por uma mistura de hidrocarbonetos, tanto lineares quanto cíclicos, com uma composição semelhante à do querosene de origem fóssil.